quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Violências


Assistindo a uma reportagem sobre o “aniversário” de um ano da destruição total do Haiti por um terremoto, e vendo que a ONU considera a área onde os sobreviventes do terremoto vivem (tendas na mais pura miséria) “violenta”, me vem novamente aquela pergunta, o que vem a ser violência?
Homens sem nada, tendo como único recurso o instinto mais básico do ser humano que é a busca por sobrevivência, e por isso abandonando todos os contratos sociais e voltando ao Estado de natureza.
Ou os outros Homens que necessitando manter o controle dos meios de produção nas potencias imperialistas praticam todo o tipo de violência contra a população haitiana negando-os de participar da festança do consumo, para servir de exemplo aos explorados de todo o mundo o que acontece caso suas regras não sejam seguidas.
O pecado do Haiti foi simples, uma população negra que ousou se revoltar quando ser escravo era um direito tão natural quanto o do consumo.
João Vicente Nascimento Lins 12/01/2011
Charge do Latuff como sempre!

Um comentário:

Gustavo Corral (Jambrão) disse...

A doença, a miséria.. A violência sim dexter, só que por parte das tropas militares "humanitárias", que só cumpriram esse papel quando todos as câmeras do mundo apontaram para aquele povo recém massacrado pela tragédia, eis a situação perplexa que ocorre.